Suas notas não definem sua inteligência

03 abril, 2017



Querido Charlie,


Hoje teve um simulado na escola com todas as matérias que estudamos. São 45 questões (para alguns, 50) de múltiplas escolhas, na qual apenas uma é a correta. E como todo sentimento pós-avaliações, alguns saíram frustrados e outros confiantes. Ah, acontece também dos desacreditados irem melhor do que esperavam e os confiantes não irem tão bem assim. Bom, você deve querer saber como eu me senti após a prova. Olha, não posso dizer que estou plenamente em paz e de acordo com a minha nota, pois sei que poderia ter gabaritado aquela coisinha linda. Porém, meu psicológico está até bem, sabe? 

Acredito firmemente na ideia de que as suas notas não definem a sua inteligência. Isso não existe. Minha melhor amiga estava bem triste por não ter conquistado o que queria. Eu disse a ela para tentar ser otimista desta vez. Havia matérias em que ela tinha zerado e em outras GABARITADO. É, Charlie, gabaritado! Com todas as letrinhas. Isso não é maravilhoso? Propus também que passasse a olhar com mais carinho as pequenas vitórias. E as questões que ela acertou? Não valem de nada? E você, leitor? Não foi maravilhoso ter colocado aquele sinalzinho de "certo" nas respostas? Tudo o que você acertou foi porque você sabe! Mesmo que seja saber chutar muito bem, né não?

Imagine aquelas pessoas extremamente inteligentes, tipo juízes, professores e publicitários(♥). Você sabia que o cérebro deles tem a mesma capacidade que o seu? NÃO? Pois é, acredite. As mesmas dificuldades que você enfrenta hoje para aprender o fuso horário do Brasil ou  as fórmulas de P.A E P.G, eles provavelmente passaram por isso também. Além disso, correram atrás do que não sabiam, já que se você conseguiu aprender as matérias que você já sabe, porque não aprenderia outras coisas? Amore, se tu consegue identificar quando o crush não tá te querendo, você é capaz de qualquer coisa. Reflita. 

Ah, e se você domina muito um assunto, não fica falando coisas do tipo: "nossa, eu achei muito fácil", "como assim você errou aquela questão?". Amigo, se você fala isso, para. Não é legal e só faz as pessoas se sentirem inferiores. Você achou fácil? Tudo bem, parabéns. Mas talvez, aquele seu colega pra quem tu disse isso, não achou nada disso. Ajude-o, compartilhe seu conhecimento! Ah, e quando um amigo de vocês estiver feliz por ter ido bem em alguma avaliação, não fica criticando, cara! Comemore junto com ele :)

Enfim, Charlie, a mensagem que gostaria de deixar é essa: valorize as suas pequenas vitórias. Não fica triste por não ter ido tão bem quanto o esperado. Você é incrível e super inteligente, eu acredito indiscutivelmente em ti.


Agora, uma frase de impacto: "E NÃO SE ESQUEÇA: O SISTEMA DE NOTAS É UMA INVENÇÃO DO CAPITALISMO PRA DEIXAR A GENTE TRISTE!" - Maria, Vitória.


Este texto de deixou melhor? Compartilhe, assim outras pessoas irão sentir esse sentimento lindo que está em você ♥

2 comentários:

  1. Eu acho que todo mundo precisa entender isso quando está estudando, principalmente para tentar entrar na faculdade que a pressão é ainda maior.
    Acho que o importante é sempre lembrar que você consegue tudo o que quiser :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em ano de vestibular, esse texto é uma válvula de escape <3

      Excluir